domingo, 26 de outubro de 2008

Vencendo as provações


Não somos provados além do que humanamente suportamos

Ao deparar com tantas situações, com tantas lutas, com tantos desafios, e, às vezes, más notícias, fico pensando nas pessoas que perderam entes queridos, fico pensando nas pessoas que estão na luta por causa de uma enfermidade, fico pensando nas famílias que estão vivendo diversas situações de conflitos e divisões. Penso nos jovens nas drogas, nos maridos e esposas no álcool, fico pensando nas meninas e meninos dados à prostituição, no desemprego, nas dívidas que muitos contraíram e hoje não vêem resposta. Quantos pais sofrendo, quantas mães sofrendo, quantos filhos sofrendo!

O Apóstolo Paulo, na primeira Carta aos Coríntios, nos dá uma certeza muito grande e que fortalece a nossa decisão de continuar combatendo e acreditando: “Não tendes sido provados além do que é humanamente suportável. Deus é fiel e não permitirá que sejais provados acima de vossas forças. Pelo contrário, junto com a provação Ele providenciará o bom êxito, para que possais suportá-la” (I Cor 10, 13).

Se acreditamos na fidelidade de Deus, se servimos a Deus e O temos como Senhor, precisamos tomar posse das promessas contidas nesta Palavra:

- Não somos provados além do que humanamente suportamos;

- Não seremos provados acima das nossas forças;

- Providencialmente teremos bom êxito para suportarmos toda provação.

Essas promessas se realizarão na vida de todos aqueles que acreditarem até o fim na força de Deus, na intervenção de Deus, na providência de Deus. Mesmo que demore, que doa, que seja complicado, precisamos tomar posse dessa Palavra e caminhar na graça e enfrentarmos com o Senhor todas essas provações.

O Salmista nos ensina que é no Senhor que encontramos a força, a proteção e a certeza da superação de tudo aquilo que vivemos: “Levanto os olhos para os montes: de onde me virá o auxílio? Meu auxílio vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Não deixará teu pé vacilar, aquele que te guarda não dorme. Não dorme, nem cochila o vigia de Israel. O Senhor é o teu guarda, o Senhor é como sombra que te cobre, e está à tua direita. De dia o sol não te fará mal nem a lua nem a noite. O senhor te preservará de todo mal, preservará tua vida. O Senhor vai te proteger quando sais e quando entras, desde agora e para sempre” (Salmo 120).

A nossa vida e tudo o que estamos vivendo precisam estar entregues nas mãos do Senhor. Só Ele pode, só Ele é poderoso, só Ele tem a solução e a fortaleza de que necessitamos para vencermos as batalhas, para suportamos as provações e tirarmos um bem maior de tudo o que vivemos.

O nosso auxílio está no Senhor, que nos guarda, que nos cobre com Suas bênçãos, que nos preserva e que nos protege. Precisamos confiar toda a nossa vida ao Senhor.

Não tenha medo de enfrentar, de passar e de vencer a provação; se estamos com o Senhor, temos a certeza da vitória. E São Tiago vem nos edificar com esta Palavra que mostra a ação de Deus a partir das provações vencidas com Ele: “Considerai uma grande alegria, meus irmãos, quando tiverdes de passar por diversas provações, pois sabeis que a prova da fé produz em vós a constância. Ora, a constância deve levar a uma obra perfeita: que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma” (Tg 1, 2-4).

Estamos unidos!

Contem sempre comigo e com minhas orações!

Seu amigo e irmão,

Pe. Roger Luís
Postar um comentário