sábado, 25 de outubro de 2008

Jesus precisa curar as feridas familiares


A rejeição provoca rupturas interiores profundas no laço do relacionamento humano

Na vida familiar acontecem situações que provocam feridas profundas nas pessoas que a compõe: esposo, esposa e filhos. Quantos sofrimentos são gerados por causa de comportamentos que se observam nas pessoas, os quais acabam ferindo as outras.

Neste texto, quero partilhar (o que colhi em minhas pesquisas e experiência de vida) três causas importantes que provocam as feridas que precisam ser curadas na vida familiar.

Primeira causa: A Rejeição

No seio da família acontecem muitos casos de rejeição: pai que rejeita o filho porque este apresenta algum comportamento negativo, ou não de acordo com suas expectativas; mãe que rejeita a filha, porque esta tem manias ou por ciúme e até inveja; filha ou filho que rejeita o pai porque este bebe, fuma ou tem outros pecados; esposa que rejeita o marido (até em situações de sexualidade conjugal); esposo que rejeita a esposa, e assim por diante.

A rejeição provoca rupturas interiores profundas no laço do relacionamento humano, a qual se manifesta em sentimentos de mágoa, fechamento e individualismo; e pior: a pessoa acaba se sentindo rejeitada por todos e até por Deus. Para fechar essa ferida é preciso pedir a força do Espírito Santo e o exercício da acolhida mútua, da aceitação do outro como ele é, com defeitos, imperfeições e pecados. No lugar da atitude de rejeitar, colocar a atitude de aceitar e amar.

Segunda causa: A Desavença

Você pode observar como a raiz de todas as brigas na família é porque demos lugar a essa doença da desavença, da agressão, das brigas. São discussões enormes, as pessoas acabam não se entendendo mais e, por qualquer coisa, acabam se agredindo com palavras e, às vezes, até com socos e tapas. O que mais acontece é a agressão moral: palavras que destroem, de acusação e constrangimento. São pais que ainda agridem seus filhos: batem, brigam, xingam e ofendem. Filhos que perderam totalmente o respeito pelos seus pais. Esposos que agridem suas esposas e as humilham e isso, muitas vezes, na frente dos filhos. Tudo isso gera sentimento de ódio e vingança, revolta e indignação, perda de sentido da própria vida.

Como curar isso? Com as palavras de Jesus: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”. E exercitar a virtude da TOLERÂNCIA, voltarmos a ser tolerantes e a pedir a graça de sermos controlados em nosso temperamento pelo Espírito Santo. Precisamos rezar e pedir um coração manso e humilde como o de Jesus, para sermos curados dessas feridas todas. E buscar o diálogo, a conversa franca e amiga.

Terceira causa: A Indiferença

Em muitas famílias não acontece a rejeição, nem qualquer tipo de agressão, mas as pessoas deixaram de ser carinhosas e atenciosas entre si. As situações de trabalho e a correria do dia-a-dia levaram-nas a ter atitudes de indiferença. Pais que não estão nem preocupados com seus filhos, que deixaram de colocá-los no colo e de lhes fazer um gesto de carinho e afeto. Entre irmãos vemos que cada um vive sua vida de forma independente e sem qualquer tipo de envolvimento afetivo. Entre cônjuges, então, a situação é caótica: as vezes até têm relações conjugais, mas com frieza e cada um buscando o seu próprio prazer. Isso tudo provoca a fuga (bebida, drogas, fumo) para compensar a necessidade humana de amar e ser amado. Dessa forma, acontecem os divórcios e separações. Filhos que saem de casa para viverem suas vidas, por não suportarem um relacionamento frio e sem amor.

Jesus pede que recebamos um novo Pentecostes, como um derramamento do Espírito Santo, para que transborde o Amor de Deus de nós e passemos a distribuir amor e carinho principalmente entre os de casa. É essa a vontade de Deus, como disse o saudoso Papa João Paulo II: que se construa uma civilização do Amor, no seio familiar (Familiares Consortio).

Depois dessa reflexão que o nosso coração rejeite tudo que destrói nossos relacionamentos e nos apropriemos da graça de começar de novo, de retomar uma vida vivida no amor. Que Deus nos ajude nisso.

0 comentários: