segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Testemunho: Ele sempre estará comigo

            Sempre fui muito engajado na Igreja. Era da pastoral da juventude da Igreja da Glória, fazia parte do grupo de oração e ia para a missa todos os domingos. No entanto, eu nunca tive uma experiência com Deus. Da mesma forma que o meu domingo era para Deus, o meu sábado era para o mundo. Seja em festas da escola ou forrós com meus primos, eu sempre estava lá, fazendo o contrário do que Deus me convidava a fazer todo domingo.
Em julho de 2005, uns amigos meus foram para o Acamp’s e fizeram aquela propaganda! Eu fiquei muito animado, decidi, então, que iria em janeiro de 2006. Só de pensar que iria passar a semana toda fora de casa, já ficava ansioso!
Quando cheguei ao acampamento na segunda-feira, como todo mundo, eu me surpreendi com a estrutura, ou melhor, a falta de estrutura. Como o próprio nome do evento falava, era um acampamento de verdade, mesmo assim, fiquei muito animado. Conheci muita gente legal e, de certa forma, era esse o objetivo de eu estar lá.
Na terça-feira, aconteceu o que eu nunca imaginara que iria acontecer comigo: eu repousei. Durante aquele repouso, eu senti verdadeiramente a presença de Deus na minha vida, mostrando- me tudo o que ele não queria que fizesse parte de mim. Foi a primeira vez que eu senti aquele amor tão falado que Deus tem por nós. Fiquei muito feliz depois daquela experiência. Eu queria muito mais. Queria aquilo todos os dias da minha vida.
Os dias foram passando, e o fato de não ter sentido a presença de Deus novamente entristeceu-me muito. Com isso, fui ficando cada dia mais desmotivado e confuso, sem entender por que Ele havia me abandonado. Várias coisas passavam pela minha cabeça: será que aquele sentimento que eu havia sentido era apenas uma grande expectativa que eu havia posto naquele momento?
Quando chegou o sábado, o último dia, eu já estava tão decepcionado que o sentimento tinha se transformado em raiva, revolta. Eu participava de tudo, mas quando chegava a hora da oração, eu já tinha em mente que Deus não apareceria novamente para mim. Eu pensava que Ele só estava presente se nós sentíssemos algo extraordinário.
Manifestação de Deus
Voltando para o sábado, durante a adoração, resolvi me entregar com força para que Ele voltasse a se manifestar da mesma forma como havia feito no primeiro dia. Mas isso  não aconteceu. O tempo foi passando e nada eu sentia. Até que, de repente, o Célio, um dos seminaristas que lá estavam, do palco falou o seguinte: “vamos nos preparar para a bênção do Santíssimo!”. Se eu tivesse uma pedra, teria jogado na cabeça dele naquele exato momento.
Comecei a me inquietar, pois o padre estava levando o Santíssimo embora. Pensei, então, comigo mesmo: “não vá embora, eu quero que você fique aqui até eu sentir alguma coisa. Hoje é o último dia e eu não quero sair daqui assim. Pode voltar. Eu quero que você fique na minha frente até eu sentir o teu amor novamente”. No auge dessa autoridade toda, chegou um servo de seminário, tocou no meu ombro e falou: “meu filho, não se preocupe. Eu sempre estarei com você. Eu nunca te abandonarei”.
Essa foi a parte mais engraçada porque foi uma coisa muito simples, mas que calou de uma forma surpreendente no meu coração que eu tive a experiência que eu estava querendo ter. Quando tenho uma experiência muito forte com Deus, começo a ficar com falta de ar, não consigo me expressar nem falar nada. Meu amigo Rodrigo estava do meu lado e começou a ficar preocupado. Depois ele me disse que pensava que eu estava tendo uma manifestação.
O Célio me viu passando pelo salão vermelho e viu a cara de preocupação do meu amigo, desceu do palco e sentou ao meu lado. Ele olhou para mim e falou: “você quer partilhar? Você quer conversar? Você quer chorar?”. A todas essas perguntas eu respondi negativamente com a cabeça. Nem falar eu conseguia. Foi aí que ele disse: “então fala o que aconteceu”. Quando abri a boca, comecei a chorar desesperadamente.
Essa foi a experiência que tive no acampamento. Depois desse, eu fui para mais dois, servindo no “Servos de Seminário”, que até hoje é o meu ministério. Vou completar quatro anos de caminhada no Shalom, e toda vez que penso em me afastar, lembro-me da promessa que Deus fez no meu seminário: “meu filho, não se preocupe, eu sempre estarei com você. Eu nunca te abandonarei!”.
Há pouco tempo eu estava muito desmotivado com tudo no Shalom, e na hora da missa uma amiga minha, a Milinha, virou para mim e disse: “promete que nunca vai sair do Shalom!”. Eu comecei a rir, porque ela não sabia pelo que eu estava passando. Ela repetiu mais uma vez e eu disse: “Milinha, deixa de besteira!”. Ela disse: “você ainda não me prometeu!”. Eu respondi: “mesmo que eu queira abandonar tudo, eu não consigo, pois a experiência que eu tive não me deixa fazer isso!”. Quando ela se voltou para o altar, eu comecei a chorar.
Eu continuo caminhando, continuo com sede de conhecer mais e mais a Deus e continuo com minhas mazelas, meus pecados, que infelizmente não são poucos. Mas o que me sustenta no desejo de fazer a vontade de Deus é a promessa que Ele fez de sempre estar comigo, independente do que eu vier a fazer.


Marcos Filho, 21 anos, estudante de educação física.
Revista Shalom Maná - Ed. Shalom

0 comentários: