sábado, 20 de novembro de 2010

Cristo, rei do universo

Estamos concluindo mais um ano litúrgico e consequentemente iniciando um novo ano de bênçãos e graças da parte do Senhor, pois dia 21 de novembro, celebraremos o último domingo deste ano litúrgico, com a solenidade de Cristo Rei do Universo, e também, o dia do Leigo, de todo aquele batizado que, como "sal da terra e luz do mundo" é chamado a dar sabor divino nas atividades terrenas.

Ao longo de cada ano litúrgico, a igreja procura despertar e direcionar o coração de seus filhos para um fiel seguimento ao Cristo, caminho que nos conduz ao céu. Assim, o ano litúrgico que tem início cada ano, sempre no domingo mais próximo do dia 30 de novembro, com o primeiro domingo de advento, convidando todos à vigilância e à santidade, isto é, a estar de coração preparado para a nova vinda gloriosa de Cristo e, também, a acolher a Boa Nova do evangelho, para que a exemplo de Maria e da cidade de Belém, deixemos Cristo nascer, morar e iluminar o nosso coração e a nossa família, enchendo-nos de alegria e paz radiantes.

O Ano Litúrgico tem continuidade no próprio mistério de Cristo, que guiado pelo Espírito Santo, sempre fiel a vontade do Pai, anuncia e revela-nos o projeto de Deus e seu desígnio amoroso, mostrando-nos o caminho da salvação, tem sua conclusão na Solenidade de Cristo Rei do Universo, alfa e ômega, começo, fim e realização de toda humanidade.

Na solenidade de Cristo Rei somos convidados a contemplar o Filho de Deus exaltado na cruz, derramando seu sangue, dando-nos sua vida pela nossa salvação; entregando-nos o Novo Mandamento "amai-vos uns ao outros como eu vos amei" (Jo 13,14). Assim, é na obediência a Deus Pai e no sangue derramado na cruz, que Cristo inicia o seu reinado, reinado este que está aberto a todos de boa vontade, para que guiados pelo Espírito Santo possam aderir ao projeto de Deus.

Se pelo batismo fomos inseridos no Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, somos convidados como cidadãos do reino celeste, unidos a Cristo Rei do Universo, a promover a vida, a justiça, o perdão e a paz, vivendo as bem-aventuranças de filhos de Deus.

Na solenidade Cristo Rei do Universo celebramos o dia do leigo, de todo aquele que tendo sido regenerado na água batismal como fermento no mundo, através de suas ações dá sabor divino às realidades terrenas. São "homens e mulheres no coração do mundo, e mulheres e homens do mundo no coração da Igreja" (Aparecida, 209). Por isto se queremos transformar o mundo com a presença santificadora do evangelho de Jesus Cristo, precisamos trabalhar, cada vez mais, em nossas comunidades, para que cada leigo seja formado para viver a doutrina cristã e os valores evangélicos, para que assim, como discípulo missionário, unido a Cristo Rei do Universo se coloque à serviço da comunidade, partilhando seus dons, tornando-se uma oferenda agradável a Deus Pai.

A todos os leigos e leigas, fiéis engajados em nossas comunidades, que no dia-a-dia, como grão de trigo tem-se colocado a serviço do reino de Deus e da igreja através das diversas pastorais, movimentos, organizações e serviços na promoção da vida, nossos mais sinceros agradecimentos pela doação e pelo testemunho. Que Deus Pai, fonte da vida e da graça, por intercessão da Virgem Maria, continue suscitando no seio da igreja e das famílias, santas vocações, para que assim, cada vez mais, trabalhemos unidos pela salvação da humanidade, anunciando que Cristo é Rei do Universo e testemunhemos que Ele reina em nosso coração, servindo com alegria, amor e doação.

Dom Benedito Gonçalves dos Santos

Postar um comentário