segunda-feira, 21 de março de 2011

Renovação

A Quaresma nos prepara para a Páscoa.  O  que implica não somente mudanças de atitudes e hábitos,  mas uma  verdadeira renovação.  Ou seja,  estarmos prontos a assumir as novidades do Evangelho. Paulo apóstolo nos diz que é preciso deixar o velho fermento da intriga, da maldade, para celebrarmos a vitória pascal de Cristo e, assim, nos  tornarmos  novas  criaturas.

Encontramos,   no  itinerário quaresmal, os elementos necessários para essa renovação: a leitura orante da Palavra de Deus, a oração  e a renúncia  em favor  dos irmãos e irmãs,  com a prática do jejum  e  da esmola.
O jejum e a esmola não se limitam à privação de alimentos, a evitar excessos no beber e nas compras, a colocar um pouco de dinheiro nas mãos dos pobres. Mas, jejum e esmola, devem se transformar em gestos concretos de partilha e solidariedade. Partilhar os bens significa ofertar o nosso tempo, conhecimento, energia e posses, às pessoas angustiadas, tristes, desencantadas com a vida e mergulhadas na exclusão social. É o que temos chamado de humanização dos nossos relacionamentos e de toda   a pastoral. A humanização tem a ver com qualidade de vida,  crescimento espiritual e, portanto,  felicidade.  Podemos  dizer que assim como esmola e o jejum são os braços abertos e estendidos para alcançarmos  nossos  irmãos  e  irmãs, a oração humilde e sincera nos coloca em sintonia com Deus.
A  oração brota da escuta atenta da Palavra de Deus.  Através da  Palavra proclamada na liturgia, aos domingos e dias semanais, vamos nos aprofundando no conhecimento do mistério de Cristo, sua morte,  ressurreição e glorificação. E tomamos consciência das exigências do discipulado, hoje, no contexto social em que vivemos.
Na Quaresma deste ano, a Campanha da Fraternidade nos convoca a cuidar da vida do nosso planeta, evitando o aumento do aquecimento global, do assim chamado efeito estufa. Podemos começar com empreendimentos factíveis como utilizar melhor a água, evitar o consumismo compulsivo, reciclar o lixo…

+ Joviano de Lima Júnior,sss
Arcebispo de Ribeirão Preto
Arquidiocese de Ribeirão Preto/SP

0 comentários: