quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Bispos - sucessores dos apóstolos

"Na hierarquia da Igreja, os bispos são sacerdotes com posição superior à dos padres. Em geral um bispo assume responsabilidade por uma região chamada diocese, cuja sede é uma catedral. Ele supervisiona o clero de sua diocese e pode ordenar padres e crismar membros da Igreja".
bispos_.jpg, 62kB

Quem é o Bispo Diocesano?

É aquele que governa uma diocese.

Quem é o Bispo Titular?

É aquele que possui o título de uma diocese que existiu no passado e agora existe apenas em título; é normalmente bispo assistente (auxiliar) de um bispo diocesano ou arcebispo.

Quem é o Bispo Coadjutor?

É o bispo assistente (auxiliar) de um bispo diocesano, com direito a sucessão.

Quem é o Vigário Episcopal?

É um assistente que pode ser ou não um bispo, designado por um bispo residencial como seu delegado em uma parte fundamental da diocese, para um determinado trabalho apostólico.

A Nomeaçâo dos Bispos

É realizada após um processo determinado de seleção que varia segundo as regiões e os diversos ritos católicos, mas a aprovação final em todos os casos está sob a decisão do Santo Padre.

O Que é o Sínodo dos Bispos?

bispos_.jpg, 62kB

É uma assembléia de Bispos escolhidos das diversas regiões do mundo, que se reúnem em ocasiões determinadas para fomentar a união estreita entre o Romano Pontífice e os Bispos, e ajudar o Papa com seus conselhos para a integridade e melhora da fé e costumes e a conservação e fortalecimento da disciplina eclesiástica, e estudar as questões que se referem à ação da Igreja no mundo.

Foi criado pelo Papa Paulo VI em 15 de Setembro de 1965 com o Motu Proprio Apostolica Sollicitudo, aprovando seu Regulamento em 8 de Dezembro de 1966, que foi ampliado nos anos de 1969, 1971 e 1974." (D.C. 342)

bispos_.jpg, 62kB

O sínodo depende diretamente e imediatamente do Papa, que tem a autoridade de designar a agenda, chamar a sessão e dar aos membros autoridade de deliberar e aconselhar. O Papa se reserva o direito de designar o Secretário Geral, Secretários Especiais e até 15% do total dos membros.

bispos_.jpg, 62kB

Fonte: Igreja Online
Postar um comentário