terça-feira, 16 de setembro de 2008


O que é um Cenáculo?
O conceito de pequenas comunidade que compartilham sua fé é tão antigo como a própria Igreja. Os primeiros seguidores de Cristos se encontravam no Templo e davam graças a Deus liturgicamente, mas também em suas casas para repartiam o pão, absorver os ensinamentos dos Apóstolos, rezar e sustentar a vida em comunhão (cf. Atos dos Apóstolos, 2).
A idéia contida na palavra cenáculo é derivada da reunião que os seguidores de Nosso Senhor no local onde Ele celebrou a Última Ceia. A palavra em latim para Ceia é cena. Cenaculum é onde as pessoas se encontram para fazer uma refeição. Vários eventos significantes aconteceram no cenáculo: Jesus instituiu a Santa Eucaristia lá na companhia dos seus discípulos, lá foi onde Ele ensinou-os a lavar os pés uns dos outros como sinal de humildade e serviço ao próximo; na noite da Páscoa ele os enviou para perdoar os pecados; e foi lá que eles receberam o Espírito Santo em Pentecostes dotando-os do poder de levar a “Boa Nova”, ou seja, o Evangelho.
Os Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia se encontram em pequenos grupos, inspirados nas reuniões dos primeiros cristãos no cenáculo, para aprofundar sua fé católica e conhecimento da mensagem da Divina Misericórdia, compartilhar suas lutas e suas alegrias ao aplicar isto na sua vida em família e no trabalho, e para externar esta fé por obras de misericórdia. Mais do que ser somente um grupo de oração, estudo bíblico, ou organizações de serviços, os cenáculos são uma saudável combinação de tudo isso. São a via pela qual aprofundamos nosso conhecimento e experiência da Divina Misericórdia, para a qual Nosso Senhor nos convidou.

0 comentários: