terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Gigantes Carismáticos

Em toda a história da Igreja, de Pentecostes até o tempo presente, temos sido abençoados e encorajados pelos relatos das vidas de verdadeiros gigantes espirituais, que seguiram Jesus Cristo com amor e dedicação e que tem sido e ainda são um poderoso testemunho para fazermos o mesmo. Estes homens e mulheres foram cheios do Espírito Santo e viveram o Pentecostes em plenitude. Muitos, devido à sua docilidade ao Espírito, receberam de Deus manifestações poderosas dos carismas, em grande diversidade.
Os carismas do Espírito Santo são em número muito maior do que aqueles listados por São Paulo em I Cor. 12, 8-11, mas para fins de clareza neste artigo, vamos nos restringir a estes nove carismas e discutiremos como eles são manifestados nas vidas de alguns gigantes carismáticos.
Com tantas opções para escolhermos, é difícil até começarmos a selecionar alguns, mas assim não estaremos negando aqueles que não são mencionados. Ao preparar este artigo, comecei a fazer uma tabela simples com o nome do Santo, e então relacionei os nove dons extraordinários e marquei, ao lado do seu nome, de vários dons que sabemos terem sido manifestados na vida daquele Santo em especial.
Tomemos, como exemplo, a vida de São Pedro, o Apóstolo, e primeiro Papa. Das Sagradas Escrituras, principalmente em Atos dos Apóstolos, vemos que todos os nove dons foram manifestados na vida dele. Ao olharmos para estas referências Bíblicas, vemos o poder o Espírito Santo operando na vida de São Pedro.
Dom da Sabedoria: Atos 2, 14-40: Pregação inspirada com sabedoria;
Palavra de Sabedoria:
Atos 5, 1-11: O Relato de Ananias e Safira;
Fé:
Atos 9,36-42: A história da ressurreição de Tabita dos mortos (Este é também o dom dos milagres que se segue ao dom da fé de conhecer a vontade de Deus);
Cura:
Atos 3,1-10: A cura do coxo à porta do templo;
Milagres:
Atos 5, 15: A sombra de Pedro cobrindo pessoas – cura e milagres;
Profecia:
(visões) Atos 2,39: “A promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor, nosso Deus”. Atos 10: A visão preparando Pedro para ir até os Gentios;
Discernimento dos espíritos:
Atos 5: Ananias e Safira mentindo para o Espírito Santo;
Línguas:
Atos 2: Pentecostes;
Interpretação de línguas:
Sem menção específica, mas houve interpretação de línguas em Pentecostes.
Você pode fazer o mesmo com São Paulo e vale a pena relacionar os nove dons e procurar nas Escrituras versículos e relatos de quando São Paulo usou estes carismas. Na realidade, uma leitura orante dos Atos dos Apóstolos mostrará ao leitor como os dons eram evidentes na vida da Igreja naquele tempo.
A não ser que pensemos que os dons diminuíram ou que não são mais necessários, temos apenas que ler a vida dos santos através dos séculos para ver a necessidade desses carismas em cada geração.
Como homens e mulheres leigos, podemos também ser tentados a acreditar que esses carismas são apenas para algumas pessoas especiais. Este é um erro e uma leitura do Catecismo da Igreja Católica, a respeito dos carismas do Espírito Santo, mostrará que eles são esperados e que deveriam ser uma norma para todos os Cristãos (2003).
Um verdadeiro gigante espiritual de nosso tempo é, com certeza, o Papa João Paulo II, que teve uma vida santa, cheia do Espírito e que manifestou alguns carismas. Talvez tenha manifestado todos eles, mas há relatos registrados de curas, milagres, línguas e certamente grande sabedoria espiritual durante sua vida. Ele foi verdadeiramente uma voz profética em nosso mundo durante seu pontificado e suas palavras continuam a reverberar em todo o mundo.
Um milagre não registrado de cura foi compartilhado conosco em nosso Grupo de Oração por um sacerdote que havia sido diagnosticado com um tumor cerebral inoperável. Em uma visita a Roma, ele participou da audiência geral e ficou perto do corredor onde sua Santidade passaria. JPII veio até ele e sem ter sido informado a respeito da condição de saúde do sacerdote, impôs suas mãos sobre sua cabeça e então prosseguiu em seu caminho.
Ao retornar à sua casa, o sacerdote fez um Raio X do tumor do cérebro e o resultado foi negativo. O tumor não estava mais lá. Este sacerdote nos mostrou, com grande alegria, ambos os Raios X, antes e depois.
Há, sem dúvida, muitos casos onde João Paulo II foi usado pelo Santo Espírito desta forma.
O Pe. Raniero Cantalamessa, pregador da casa Papal, também relata como João Paulo havia pedido oração para receber o dom de línguas. Algum tempo depois, João Paulo reportou ao Pe. Ranieiro, com grande alegria, que ele havia recebido o dom.
Durante os últimos quarenta anos desta corrente atual do Espírito Santo, gigantes espirituais demonstraram os dons do Espírito.O Pe. Emiliano Tardif foi usado poderosamente pelo Senhor nas áreas de cura, milagres, discernimento dos espíritos e outros carismas. A Irmã Briege McKenna ainda continua a servir o Senhor e tem sido usada, consistentemente, no ministério de cura. É interessante observar que ambos iniciaram seus ministérios após terem sido curados miraculosamente.
À medida que você lê as vidas do Santos, tome nota dos carismas que mencionamos e você verá que gigantes carismáticos nunca faltaram.
Extraído do boletim do ICCRS (Outubro-dezembro)
Postar um comentário