sábado, 19 de março de 2011

São José, homem escolhido por Deus

O Evangelho de São Mateus nos relata a genealogia de Jesus, de Abraão até José. Jesus é Filho de Davi por intermédio de José, que se casou com a Virgem Maria. Em geral, a figura de São José que nos tem sido apresentada não corresponde, infelizmente, à realidade. São estampas de imagens de São José velhinho, sem força, sem vida, fragilizado por causa da idade.

Faz-se necessária uma mudança de mentalidade, pois a Palavra de Deus nos apresenta São José varão; ou seja, homem respeitável, sábio, em pleno vigor da sua virilidade. Os termos “varão” e “justo” abrangem todas as virtudes que elevam um homem que caminha nas leis do Senhor e tem “justiça e santidade todos os dias de sua vida”, totalmente diferente de um “velhinho fragilizado”.

Toda mulher precisa e busca segurança no homem por seu caráter, sua firmeza e também por seu porte físico. O próprio Deus escolheu um homem assim para ser o esposo da Santíssima Virgem Maria. Assim como o Altíssimo escolheu a melhor mulher para ser a Mãe do Seu Filho, da mesma forma escolheu o melhor homem para ser o pai adotivo de Seu Filho, Jesus, porque Ele quis ter uma família.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

(Trecho do livro "Homem e mulher em sintonia" de monsenhor Jonas Abib).
Postar um comentário