quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Bento XVI

Cristo veio para dar testemunho da verdade, afirma Papa

“É o poder do amor, que sabe extrair o bem do mal, comover o coração endurecido, levar a paz onde existe conflito, acender a esperança onde não tem luz”. Com estas palavras, o Papa Bento XVI, em seu discurso antes da oração do Ângelus, neste domingo, 22, explicou que o poder real de Jesus não é o poder dos reis e dos grandes deste mundo. É o poder divino que doa a vida eterna, que liberta do mal e vence o domínio da morte. “Este Reino de Graça não se impõe, mas respeita sempre a nossa liberdade. Cristo veio para dar testemunho da verdade”, completa o Pontífice.

Bento XVI ressaltou também, a partir da solenidade de hoje de Jesus Cristo, Rei do Universo, que o título de “rei” atribuído a Jesus é muito importante nos Evangelhos e dá uma leitura completa de Sua pessoa e Sua missão de salvação. De acordo com o Pontífice, da expressão “rei dos judeus”, se chega ao título “Cristo, Rei do Universo, Senhor do cosmo e da história”.

O Papa destacou que “no centro deste percurso de revelação da realeza de Jesus Cristo está mais uma vez o mistério de sua morte e ressurreição. Enquanto Filho de Deus, Jesus se entregou livremente à paixão, que significa a vitória do amor de Deus Pai sobre a desobediência do pecado. É oferecendo-se no sacrifício de expiação que Jesus se torna o Rei do Universo, como Ele mesmo declara aparecendo aos apóstolos depois da ressurreição.”

Bento XVI ressaltou ainda a necessidade de que cada pessoa faça uma escolha. “A quem devo seguir? Deus ou o maligno? A verdade ou a mentira? Escolher Jesus Cristo não garante sucesso segundo os critérios do mundo, mas garante aquela paz e alegria que somente Ele pode dar”, frisou o Papa.

Ao explicar sobre a paz que vem de Cristo, o Pontífice declara que ela foi vivida por homens e mulheres que, em nome de Cristo e em nome da verdade e da justiça, se opuseram aos poderes do mundo, pagando com o martírio a sua fidelidade a Cristo.

Por fim, o Papa sublinhou que Maria compreendeu o novo gênero da realeza de Cristo, ouvindo suas palavras e participando do mistério de sua morte e ressurreição, e concluiu pedindo a Nossa Senhora para que nos ajude a seguir Cristo, Rei do Universo e testemunhá-lo em nossa vida.



Inserido em: dezembro 1, 2009

0 comentários: