terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Morre Monsenhor Assis Pereira( II )

Monsenhor Francisco de Assis Pereira, da Arquidiocese de Natal, faleceu na manhã desta manhã desta terça-feira, 13 de dezembro, na Casa de Saúde São Lucas, onde estava internado desde ontem. O velório acontecerá a partir das 14 horas, na Catedral Metropolitana, onde haverá missa, amanhã, quarta-feira, às 8 horas. Após a missa, o corpo será conduzido até o Cemitério Vila Flor, na BR 304, para o sepultamento.

Ele nasceu em 12 de abril de 1935, em


Santa Cruz (RN), e foi ordenado sacerdote em 13 de abril de 1958. Estudou em Roma, onde fez doutorado em Filosofia e em Teologia.


Na Arquidiocese de Natal, Monsenhor Assis desempenhou várias funções, entre elas pároco das Paróquias de Nossa Senhora Aparecida, em Neópolis, da Sagrada Família, nas Rocas, e de São João Batista, em Lagoa Seca, todas na capital; coordenador da cúria metropolitana, nos governos de Dom Alair Vilar e Dom Heitor Sales; Vigário Geral, no governo de Dom Heitor; diretor do Curso de Teologia do Seminário de São Pedro; coordenador do arquivo; Vigário Episcopal para o Clero; Coordenador Arquidiocesano de Pastoral; Postulador das causas de beatificação e canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu; de beatificação de Dom Vital Maria Gonçalves de Oliveira (Arquidiocese de Olinda e Recife), do Padre Ibiapina (Diocese de Guarabira – PB) e da reabilitação do Padre Cícero. Até recentemente, era capelão da Igreja de São Judas Tadeu, situada na Av. Rodrigues Alves, no Tirol, em Natal. Ele escreveu e publicou dois livros, sendo um sobre a história os Protomártires do Brasil e outro sobre o Beato Mateus Moreira, patrono dos Ministros da Eucaristia. Monsenhor Assis foi também professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.


No início deste ano, vinha se submetendo a um tratamento para curar um câncer na garganta. 

Arquidiocese de Natal

0 comentários: