quarta-feira, 13 de abril de 2011

A REALIDADE DO DISCIPULADO CRISTÃO

Discipulado é algo que a igreja primitiva entendia muito bem. Era algo do dia a dia. Era algo da vida comum. Hoje em dia temos consultores, treinadores, mentores e discipuladores. E aqui está a diferença entre estes.
Um CONSULTOR é alguém com conhecimento em alguma área. Quando alguém pede ajuda a você em alguma área onde você tenha conhecimento. Inicialmente você entra como um consultor, tentando ajudar alguém a solucionar algum problema, dando soluções práticas para o assunto.
Um MENTOR é alguém que tem experiência no assunto, enquanto um consultor tem conhecimento. Experiência e confiança são as chaves para que um programa de mentoria funcione. Sua vida será grandemente influenciada pelas pessoas que te influenciam com suas experiências.
Um TREINADOR é um guia um que aponta o caminho e retira coisas de você, enquanto os mentores e consultores apenas te dão algo. A característica mais marcante deste é a qualidade para ouvir que levarão a boas perguntas capazes de extrair algo de você e que ajudará a clarificar seus sonhos, objetivos e paixões.
Um DISCIPULADOR é um conselheiro espiritual cuja chamada é ajudar a outros a seguirem a Jesus e a terem comunhão com outros. Desenvolver qualidades de um consultor, mentor e treinador pode ser de grande ajuda no processo de discipulado.
Devemos então nos concentrar em como ajudar outros, em sua caminha com Cristo, a se tornarem mais como Cristo, dando recursos, ouvindo, extraindo o melhor de suas personalidades e conhecimento.
É muito mais do que ensinar a Bíblia. Aliás, ensinar a Bíblia de uma certa forma é fácil. Basta que você gaste algum tempo com a Palavra, ouvindo a voz do Espírito, para saber o que ministrar. Mas isso de uma certa forma só desafia as pessoas até um certo grau de proximidade, enquanto o discipulado requer comunhão, tempo e a disponibilidade de estar sempre pronto para ouvir e aconselhar. INFORMAÇÃO não é a forma mais eficaz para ENCARNAÇÃO; nem INSPIRAÇÃO para TRANSFORMAÇÃO.
O discipulado visa a transformação de CARÁTER (ser igual a Cristo) e a encarnação do MINISTÉRIO (fazer igual a Cristo), através de princípios ensinados e demonstrados, liderando e alimentando aquele que Deus coloca debaixo de suas asas.
Cuidado com o espírito de controle. Discipulado não é controle… é formação e influencia que passará de vida para vida, de pessoa para pessoa, de geração a geração.
2 TIMÓTEO 2,1-8, Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente. O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos. Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.Lembra-te de que Jesus Cristo, que é da descendência de Davi, ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho;

Rafael Frohe

Fonte: Comunidade Alpha e Ômega

0 comentários: