sexta-feira, 8 de agosto de 2025
quinta-feira, 7 de agosto de 2025
Viver para Deus
By Diego Tales 22:59 No comments
quinta-feira, 17 de julho de 2025
Porque o homem sem Deus é um absurdo.
By Diego Tales 23:33 No comments
A vida do homem na terra é um parêntese que se fecha em um momento que não está em suas mãos prever; Talvez por isso, todas as nossas forças devam ser direcionadas para saber Quem nos emprestou esta nossa vida.
Porque o homem sem Deus é um absurdo. Isso explica por que a pessoa humana tem uma tendência inalienável para o Absoluto.
Diego Tales
terça-feira, 15 de julho de 2025
Momentos no ritmo da vida
By Diego Tales 19:42 No comments
O ritmo de vida imposto nesta subida contra o relógio que se tornou nossa sociedade, sem reflexão por superficialidade, tem consequências funestas.
Não ter momentos tranquilos significa "viver atualizado", sem profundidade, sem questionamentos ou esperanças verdadeiras. Implica pouca sensibilidade e falta de admiração por algo tão maravilhoso quanto o fato de estar vivo.
Quem não busca o silêncio ignora para que vive.
Diego Tales
quinta-feira, 10 de julho de 2025
Todo dia
By Diego Tales 23:27 No comments
Todo dia é um dia belo, não é mesmo? Não.
Goethe dizia: "não há nada mais insuportável do que uma sucessão de dias belos"
Uma vida com sentido é uma vida onde se procura trazer bondade e beleza para o próximo - que obviamente sente falta e necessidade desses bálsamos. Agir nos trás sentido, usufruir nos tira o sentido.
"Amar é a resposta!"
By Diego Tales 23:20 No comments
Mas, meu Deus, me custa! Como me custa! Quanto custa o amor, afinal? É possível mensurar?
Bom, Sta. Teresinha afirma que "quem ama não sabe calcular". Tenho para mim que isso é verdade e que, se o faço, tenho muito ainda o que aprender sobre o amor. Pode ser que lá na frente, diante de tantas recusas e discretas formas de não escolher o amor, eu descubra qual é >> o preço de não amar <<. O preço de ter vivido uma vida onde não escolhi dar pequenos passos, mas passos possíveis em sua direção...
Diego Tales
quinta-feira, 26 de junho de 2025
Pão de vida eterna
By Diego Tales 11:44 No comments
quarta-feira, 25 de junho de 2025
O tempo revela o amigo
By Diego Tales 23:22 No comments
"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel...Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade"(Eclo 6,14-17).
Não há amizade estável sem confiança mútua, e não há confiança sem tempo. Portanto, não há amigos sem tempo. O tempo testa a amizade, como diz Teognis. O tempo revela o amigo, e o infortúnio revela quem não é amigo de verdade.
Diego Tales
quarta-feira, 18 de junho de 2025
Neuroses
By Diego Tales 10:59 No comments
Você quer governar sua vontade? Coloque seu coração em ordem.
Toda neurose nada mais é do que um grito que exige uma posse mais radical e plena do verdadeiro significado e alegria de viver.
Diego Tales
Peregrinos
By Diego Tales 10:55 No comments
Nós somos, "homo viator", caminhantes por natureza. Peregrino por todas as terras, sabendo que em nenhuma delas encontra a sua pátria. Sempre em movimento. Ai daquele que está estabelecido, cansado de caminhar, satisfeito à beira do caminho! Ai daquele que acredita ter alcançado seu objetivo! Ai do medroso que, por medo, não ouse iniciar o seu caminho!
Diego Tales
sábado, 14 de junho de 2025
Convencida esperança
By Diego Tales 20:20 No comments
Estou tão convencido, meu Deus, que Tu zelas por todos aqueles que esperam em Ti, e que nada pode faltar àqueles que esperam de Ti todas as coisas. “Na paz adormeço e descanso imediatamente porque só Tu, Senhor, me confirmaste na esperança” (Sl 4,10).
Porque só tu, Senhor, me confirmaste na esperança.
Tal confiança nunca falhou com ninguém: 'Ninguém esperou no Senhor e foi confundido' (Sir 2,11). Portanto, estou certo de que sou eternamente feliz, porque espero firmemente sê-lo, e porque Tu, meu Deus, em quem espero: 'Em Ti, Senhor, esperei, nunca serei envergonhado' (Sl 30 ,2; 70,1). Em suma, para mim é certo que o que espero de Ti nunca será demais e nunca terei menos do que teria esperado.
13/05/2024
sexta-feira, 13 de junho de 2025
Nada tenho, tudo tenho!
By Diego Tales 11:45 No comments
quarta-feira, 11 de junho de 2025
Colocar a esperança no Senhor
By Diego Tales 14:29 No comments
"Quanto a mim, ó Senhor, ao contrário: ponho em vós toda a minha esperança!" (Salmo 54, 24).
Diante de Ti
By Diego Tales 12:59 No comments
Amas porquê?
By Diego Tales 10:50 No comments
sábado, 7 de junho de 2025
"Domine, tu omnia nosti, tu scis quia amo te"
By Diego Tales 17:00 No comments
sexta-feira, 6 de junho de 2025
Do abismo à habitação
By Diego Tales 14:48 No comments
quarta-feira, 4 de junho de 2025
Silêncios
By Diego Tales 23:21 No comments
Meu silêncio é pergunta
A pressa inquieta
By Diego Tales 23:10 No comments
Parar para rezar, e não se deixar ser tomado pela pressa inquieta.
Diz São Francisco de Sales, em seu livro Filotéia (Parte IV, capítulo XI), que a" inquietação é o maior mal da alma, com exceção do pecado", e continua, dela: "provém o desassossego dum desejo desregrado de se livrar de um mal que se sente ou de adquirir um bem que se não possui".
Sabemos que existe aquela chamada "paz inquieta", que são os movimentos de Deus em nós. É por ela que Ele nos impele ao desejo de um apostolado fecundo, de sair transbordando amor de Deus aos outros. Ela é diferente da pressa inquieta, que atualmente chamamos de ativismo. Em uma Catequese, no dia 25/04/2012, Bento XVI onde ele ensinava sobre a primazia da oração e o risco do ativismo, disse ele que: "Sem a oração cotidiana vivida com fidelidade, o nosso fazer se esvazia, perde o sentido profundo, se reduz a um simples ativismo que, no final, nos deixa insatisfeitos".
Estamos tantas vezes ocupados de muitas coisas, e , às vezes, até de nós mesmos, que esquecemos de parar para rezar, aquietar o ritmo do coração. Temos pressa de nos livrar de alguma coisa que deu errado, ao invés de enfrentar-lá, medo do que acontecerá no futuro, ou em certos momentos queremos nos ocupar preenchendo o vazio com vazio. Eis a pressa inquieta, é o querer fazer tudo que termina em nada. Tudo isso, porque fazemos sem o auxílio da graça de Deus, confiamos em nossas capacidades, desassistida e sem nenhum auxílio divino. Fazemos na pressa, sem amor a Deus e aos irmãos, para terminarmos logo e estarmos "livres". É uma liberdade tão falsa que não conseguimos ter paz, porque não ocupou os espaços do coração. Trabalhar cansa, nos impacienta, mas no final de tudo saboreamos a alegria do cansaço, de termos feito bem e por amor.
Senhor, que as sombras do ativismo, da inquietude não nos assombre. Dai-nos tranquilidade e paz interior, que não sejamos tomados pela pressa desse mundo, que parece caminhar desesperadamente, desritmados. Que tudo o que fizermos se traduza em oração, amém.
Deus abençoe!
Em Jesus, Maria e José,
Diego Tales
terça-feira, 3 de junho de 2025
Quando pensamos pequeno
By Diego Tales 20:19 No comments
sexta-feira, 30 de maio de 2025
Recomeçar, há caminhos!
By Diego Tales 15:32 No comments
"Há caminhos que ao homem parecem retos, mas no fim, são caminhos de morte" (Pv 16,24).
Sem sombras de dúvidas, a vida faz pensar como disse o Venerável Fulton Sheen. Nesses últimos dias Deus tem me feito repensar muitas coisas, e também alguns acontecimentos me questionaram como eu estava vivendo e levando a minha vida diante de Deus e dos meus irmãos. E Deus, como um bom Pai amoroso, que tudo vê, sabe aproveitar das oportunidades para remexer e ordenar as coisas em nós. É incrível como a graça de Deus só espera uma pequena brecha para arejar e iluminar o nosso coração, e a nossa mente. Tomei a decisão de desativar o instagram por um período de tempo, no fundo foi "doloroso", me deixou inquieto apertar no "Desativar conta", quase não consigo, a sensação naquele instante foi de desconexão da realidade, percebi que aparentemente há dentro de nós um desejo incessante de algoritmos, que nos deleitem, minutos ou horas diante de uma tela, o que não faz um simples aplicativo quando libera em nós aquele famoso neurotransmissor chamado dopamina? Vivemos "dopaminados", tantas vezes incapazes de pensar a realidade ou de senti-la, de ver como ela é e dever ser. E meu último story foi: "Desativando... o gesto é simples, no entanto carrega um abismo: suspendo a aparência. Permaneço entre o silêncio e o tempo para repensar a essência". É necessário recomeçar a pensar, e não deixar que os algoritmos pensem por nós, pois "há caminhos que ao homem parecem retos, mas no fim, são caminhos de morte" (Pv 16,24).
Eu havia esquecido do blog há anos, até parece que nessa conjuntura estou percebendo a dificuldade em escrever, mas vamos tentando. Auxiliado com a graça de Deus o importante é recomeçar!
Deus abençoe!
Em Jesus, Maria e José,
Diego Tales
terça-feira, 6 de maio de 2025
Nunca será tarde
By Diego Tales 13:11 No comments
Non è mai tardi
Amare nella verità, non per apparenza
Non sempre un bel baule nasconde un tesoro
Cosa ami veramente?
Nunca será tarde...
Diego Tales
quinta-feira, 1 de maio de 2025
Abençoada solidão
By Diego Tales 11:00 No comments
No dia em que compreendermos que a divisão incurável entre os outros e nós é o espaço daquilo que nos torna o que somos; quando compreendermos que é aqui que Deus nos fala, chamando-nos pelo nome, teremos realizado a grande conversão que faz "má solidão, abençoada solidão.
Diego Tales
quarta-feira, 2 de abril de 2025
Beleza e perfeição
By Diego Tales 13:12 No comments
A beleza e a perfeição do homem não estão no acabamento das linhas corporais, mas na espiritualização do corpo e na corporificação do espírito. O corpo nunca deve tornar-se independente da alma e do espírito; A beleza corporal nunca pode ser alcançada às custas da beleza mental; Na falta disso, nada mais pode haver do que o cuidado e a aparência externa. Toda a carne é como a erva... A erva murcha, a flor murcha, quando o sopro de Adonai passa sobre elas (cf. Is 40, 6). Tu envelhecerás!
Diego Tales
sábado, 29 de março de 2025
Meus limites
By Diego Tales 15:18 No comments
A consciência da nossa própria incapacidade, dos nossos próprios limites e da nossa própria fraqueza humana é a porta para a fé, porque nos torna pobres de espírito diante de Deus e nos impulsiona a esperar tudo dEle.
Diego Tales
sábado, 22 de março de 2025
quarta-feira, 19 de março de 2025
São José
By Diego Tales 15:20 No comments
Traremos de São José com veneração, com respeito, quase silenciosamente, prontos a ouvir o murmúrio silencioso de uma alma que encanta. A vida dele não passa no tempo.
Meu querido pai, rogai por mim!
Diego Tales
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025
terça-feira, 4 de fevereiro de 2025
O presente
By Diego Tales 15:25 No comments
Como ser temporal, cada um de nós existe apenas naquela parte do tempo que nos parece única, ou pelo menos é única para cada um de nós: o presente.
Diego Tales
sábado, 1 de fevereiro de 2025
Os dias
By Diego Tales 10:57 No comments
"Os dias passam, eu fico", diz o poeta. A experiência do tempo é ambígua; Sem continuidade, o tempo seria um perpétuo desvanecimento da vida que nele se realiza, e sem passar não teríamos noção de nossa duração.
Diego Tales
quinta-feira, 16 de janeiro de 2025
Cada momento
By Diego Tales 15:22 No comments
Cada momento só existe uma vez. Não
foi antes e não será novamente... Tudo o que acontece vem de Deus, do seu amor por mim.
Diego Tales
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025
O mundo vai continuar
By Diego Tales 15:33 No comments
O mundo deve continuar (e gostemos ou não, ele continua), e coragem é continuar no mundo – tornar-se um mundo – e melhorá-lo a cada passo. O mundo dá as voltas e eu as levo junto, ou talvez o contrário, quanto melhor eu dou voltas, melhorando a minha volta pessoal e aparentemente insignificante, mais a virada do mundo se enriquecerá na virada da história.✌🏻✍🏻
Diego Tales
Vontade e determinação
By Diego Tales 15:24 No comments
Vontade é determinação, firmeza nos propósitos, solidez nos objetivos e coragem diante dos propósitos. Significa ter a intenção de fazer algo, mesmo que isso custe.
Diego Tales
segunda-feira, 6 de janeiro de 2025
Deus se esconde
By Diego Tales 15:27 No comments
Deus parece esconder-se por trás de todo aquele acúmulo de normalidades.
D.t
sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
Aprender a governar
By Diego Tales 13:13 No comments
Você quer governar o mundo? Esforce-se para governar primeiro os seus súditos. Você quer governar bem os seus súditos? Aprenda primeiro a governar a sua família bem. Você quer ter sucesso no governo de sua família? Domine sua vontade. Você quer governar sua vontade? Coloque seu coração em ordem.
Diego Tales