quinta-feira, 26 de junho de 2025
quarta-feira, 25 de junho de 2025
O tempo revela o amigo
By Diego Tales 23:22 No comments
"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem o achou, descobriu um tesouro. Nada é comparável a um amigo fiel...Um amigo fiel é um remédio de vida e imortalidade"(Eclo 6,14-17).
Não há amizade estável sem confiança mútua, e não há confiança sem tempo. Portanto, não há amigos sem tempo. O tempo testa a amizade, como diz Teognis. O tempo revela o amigo, e o infortúnio revela quem não é amigo de verdade.
Diego Tales
quarta-feira, 18 de junho de 2025
Neuroses
By Diego Tales 10:59 No comments
Você quer governar sua vontade? Coloque seu coração em ordem.
Toda neurose nada mais é do que um grito que exige uma posse mais radical e plena do verdadeiro significado e alegria de viver.
Diego Tales
Peregrinos
By Diego Tales 10:55 No comments
Nós somos, "homo viator", caminhantes por natureza. Peregrino por todas as terras, sabendo que em nenhuma delas encontra a sua pátria. Sempre em movimento. Ai daquele que está estabelecido, cansado de caminhar, satisfeito à beira do caminho! Ai daquele que acredita ter alcançado seu objetivo! Ai do medroso que, por medo, não ouse iniciar o seu caminho!
Diego Tales
sábado, 14 de junho de 2025
Convencida esperança
By Diego Tales 20:20 No comments
Estou tão convencido, meu Deus, que Tu zelas por todos aqueles que esperam em Ti, e que nada pode faltar àqueles que esperam de Ti todas as coisas. “Na paz adormeço e descanso imediatamente porque só Tu, Senhor, me confirmaste na esperança” (Sl 4,10).
Porque só tu, Senhor, me confirmaste na esperança.
Tal confiança nunca falhou com ninguém: 'Ninguém esperou no Senhor e foi confundido' (Sir 2,11). Portanto, estou certo de que sou eternamente feliz, porque espero firmemente sê-lo, e porque Tu, meu Deus, em quem espero: 'Em Ti, Senhor, esperei, nunca serei envergonhado' (Sl 30 ,2; 70,1). Em suma, para mim é certo que o que espero de Ti nunca será demais e nunca terei menos do que teria esperado.
13/05/2024
sexta-feira, 13 de junho de 2025
Nada tenho, tudo tenho!
By Diego Tales 11:45 No comments
quarta-feira, 11 de junho de 2025
Colocar a esperança no Senhor
By Diego Tales 14:29 No comments
"Quanto a mim, ó Senhor, ao contrário: ponho em vós toda a minha esperança!" (Salmo 54, 24).
Diante de Ti
By Diego Tales 12:59 No comments
Amas porquê?
By Diego Tales 10:50 No comments
sábado, 7 de junho de 2025
"Domine, tu omnia nosti, tu scis quia amo te"
By Diego Tales 17:00 No comments
sexta-feira, 6 de junho de 2025
Do abismo à habitação
By Diego Tales 14:48 No comments
quarta-feira, 4 de junho de 2025
Silêncios
By Diego Tales 23:21 No comments
Meu silêncio é pergunta
A pressa inquieta
By Diego Tales 23:10 No comments
Parar para rezar, e não se deixar ser tomado pela pressa inquieta.
Diz São Francisco de Sales, em seu livro Filotéia (Parte IV, capítulo XI), que a" inquietação é o maior mal da alma, com exceção do pecado", e continua, dela: "provém o desassossego dum desejo desregrado de se livrar de um mal que se sente ou de adquirir um bem que se não possui".
Sabemos que existe aquela chamada "paz inquieta", que são os movimentos de Deus em nós. É por ela que Ele nos impele ao desejo de um apostolado fecundo, de sair transbordando amor de Deus aos outros. Ela é diferente da pressa inquieta, que atualmente chamamos de ativismo. Em uma Catequese, no dia 25/04/2012, Bento XVI onde ele ensinava sobre a primazia da oração e o risco do ativismo, disse ele que: "Sem a oração cotidiana vivida com fidelidade, o nosso fazer se esvazia, perde o sentido profundo, se reduz a um simples ativismo que, no final, nos deixa insatisfeitos".
Estamos tantas vezes ocupados de muitas coisas, e , às vezes, até de nós mesmos, que esquecemos de parar para rezar, aquietar o ritmo do coração. Temos pressa de nos livrar de alguma coisa que deu errado, ao invés de enfrentar-lá, medo do que acontecerá no futuro, ou em certos momentos queremos nos ocupar preenchendo o vazio com vazio. Eis a pressa inquieta, é o querer fazer tudo que termina em nada. Tudo isso, porque fazemos sem o auxílio da graça de Deus, confiamos em nossas capacidades, desassistida e sem nenhum auxílio divino. Fazemos na pressa, sem amor a Deus e aos irmãos, para terminarmos logo e estarmos "livres". É uma liberdade tão falsa que não conseguimos ter paz, porque não ocupou os espaços do coração. Trabalhar cansa, nos impacienta, mas no final de tudo saboreamos a alegria do cansaço, de termos feito bem e por amor.
Senhor, que as sombras do ativismo, da inquietude não nos assombre. Dai-nos tranquilidade e paz interior, que não sejamos tomados pela pressa desse mundo, que parece caminhar desesperadamente, desritmados. Que tudo o que fizermos se traduza em oração, amém.
Deus abençoe!
Em Jesus, Maria e José,
Diego Tales
terça-feira, 3 de junho de 2025
Quando pensamos pequeno
By Diego Tales 20:19 No comments